Eventos                                                                                                                << Voltar
“Ide sem medo para servir” (Papa Francisco, discurso de envio, dia 28/08/13)
2 - Dos 168 jovens, de nosso Instituto, provenientes da Argentina, Paraguai, Nicarágua, Filipinas e de várias Regiões do Brasil que, durante o ano se prepararam com a ajuda das Irmãs e Leigos de nossas Comunidades para a Pré-Jornada da Juventude Cabriniana, tornando-se um espaço, por Excelência de Pastoral Vocacional. Recordando o que Madre Cabrini escreveu sobre a Família Cabriniana: “Um laço nos estreita, a caridade nos une. Somos uma única família no Coração de Jesus”. O que se propõe, para a Província do Brasil, é que este grupo, em breve seja organizado como Juventude Cabriniana, fruto da pós-Jornada.
Queridas Irmãs, MLC, leigos e jovens cabrinianos,
Para nós, MSC às portas do Capítulo Provincial e Geral que nos propõe que o “tempo favorável” é o hoje da história, a JMJ nos proporcionou uma rica e profunda experiência do amor do Coração de Jesus através:
1 - Da inauguração do Memorial Santa Cabrini, com a exposição: Cabrini, mulher que desafiou o seu tempo”, onde mais de 300 pessoas saborearam, durante a JMJ, nosso Carisma, espiritualidade e missão. Nas palavras de D. Roberto, Bispo de referência para a Vida Religiosa Consagrada, “este é um espaço de evangelização por excelência e único Memorial de uma Santa que pisou em ‘terra carioca’”.
2 - Dos 168 jovens, de nosso Instituto, provenientes da Argentina, Paraguai, Nicarágua, Filipinas e de várias Regiões do Brasil que, durante o ano se prepararam com a ajuda das Irmãs e Leigos de nossas Comunidades para a Pré-Jornada da Juventude Cabriniana, tornando-se um espaço, por Excelência de Pastoral Vocacional. Recordando o que Madre Cabrini escreveu sobre a Família Cabriniana: “Um laço nos estreita, a caridade nos une. Somos uma única família no Coração de Jesus”. O que se propõe, para a Província do Brasil, é que este grupo, em breve seja organizado como Juventude Cabriniana, fruto da pós-Jornada.
3 - Da Pré-Jornada Cabriniana, propriamente dita, nos dois dias de formação e espiritualidade proporcionando à Juventude Cabriniana refletir os valores da nossa missionariedade e a contribuição para a construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno, onde o Papa Francisco “nos chama à atenção para três simples posturas: Conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria”. (Discurso em Aparecida, 24/07/13).
4 - Da Feira Vocacional na Quinta da Boa Vista, onde passaram em nossa Tenda Vocacional cerca de 40 mil pessoas, por dia, em sua grande maioria, jovens, saboreando o nosso Carisma e compartilhando da mesma alegria de botar fé nas juventudes, através da diversidade de Carismas. Resgatamos as palavras do Papa Francisco, em seu discurso de abertura em Copacabana, no dia 25/07/13: “Queridos jovens: se queremos que a vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: «bote fé» e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; «bote esperança» e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; «bote amor» e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. «Bote fé», «bote esperança», «bote amor»!
5 - Das experiências de Irmãs e Jovens Cabrinianos nos diversos eventos oficiais da Jornada, como: Encontro com o Papa no Hospital São Francisco na Providência de Deus, o marcar o espaço nas calçadas e ruas para ver o Santo Padre, as idas à Copacabana e saborear a mística que envolveu milhões de pessoas, o sentir a presença de nossas Irmãs que rezaram pelo bom êxito da JMJ e que através dos Meios de Comunicação acompanharam toda a riqueza proporcionada por cada momento forte de reavivamento da Igreja Católica, que alcançou, aproximadamente, 3,7 milhões de pessoas. É necessário neste “tempo favorável” seguir as orientações que o Papa vem dando ao Clero, à Vida religiosa e aos Jovens: “saiam de seus grupos de Paróquias, das suas fronteiras habituais, para ir ao encontro das pessoas ‘sem medo’.
6 - Da abertura de nossos espaços para hospedagem solidária, seja no antigo “Regininha” como também no PIC da Vila do João, onde foram acolhidas 4 caravanas, totalizando cerca de 180 jovens, de quatro Paróquias. Recordando as palavras do Papa Francisco, em seu discurso na Comunidade de Varginha, no dia 25/07/13: “Não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula a nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, mas sim a cultura da solidariedade; ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão”.
Em fim, agradecemos a cada Irmã do Instituto e, em especial, da Província do Brasil, MLC, leigos colaboradores e funcionários que não mediram esforços nesta experiência de fé e de esperança. Nas palavras do Papa Francisco: “Também para vocês e para todas as pessoas repito: nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo. A Igreja está ao lado de vocês, trazendo-lhes o bem precioso da fé, de Jesus Cristo, que veio «para que todos tenham vida, e vida em abundância» (Jo 10,10).
E ainda:
«Ide e fazei discípulos entre todas as nações». Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo: «Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais». Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir.
Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe alegria. Queridos jovens, regressando às suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho”. (Discurso de envio, dia 28/07/13)
O nosso muito obrigada ao Instituto e à Província do Brasil por confiar a nós esta missão!
Em Cristo,
Irmãs: Denise, Glória e Roseni, msc
Rua São Valentino, 7790 - 64040-060 - Vila Irmã Dulce - Angelim - Teresina/PI | Tel.: 86 988755027