Eventos                                                                                                                << Voltar
Crianças do PIC-Projeto Integração Cidadã Esperança de Sustentabilidade Visitam Parque Ambiental
O Parque Municipal do Encontro dos Rios é uma reserva ambiental localizada na zona norte de Teresina no bairo do Poty Velho, zona de bastante influência da pesca e artesanato ,onde desagua o rio Poti e Parnaíba, lugar de singular beleza principalmente ao pôr-do-sol.
Crianças do Centro da Juventude Sta Cabrini após uma semana de aprofundamentos sobre meio ambiente em sala de aulas, visitaram nesta quinta feira 13 de novembro o parque com a finalidade de ver em loco a situação do mesmo. A visita proporcionou um conhecimento aprofundado do lugar e despertou a admiração pelo ambiente natural. Na ocasião foram desenvolvidas além da aula-passeio oficinas sobre: meio ambiente; B R O BRÓ (calor intenso de Teresina) e a situação dos rios Parnaiba e Poti.
Teresina encontra-se sobre baixas latitudes, o que lhe condiciona receber intensa radiação solar durante todo o ano, situação que associado à sazonalidade das chuvas, devido suas condições climáticas, ocasiona sensações térmicas muito elevadas, principalmente durante o período de estiagem. A condição da cidade está inserida entre vales de dois importantes rios federais, o Parnaíba e Poti o que favorece o uso desses rios para lazer pela população, como forma de se refugiar das altas temperaturas. No entanto, o crescimento da cidade associado ao deficiente sistema de esgotamento sanitário e a disposição final de lixo, tem ocasionado uma significativa diminuição da qualidade da água dos rios Parnaíba e Poti.
O crescimento urbano desordenado tem gerado diversos problemas ambientais como: o lançamento de efluentes domésticos de forma indevida nos mananciais, a ocupação de áreas ribeirinha por loteamentos irregulares, a diminuição de áreas verdes, a extração mineral predatória, aumento de pavimentação impermeável do solo, dentre outros, que exigem uma gestão mais rigorosa dos recursos naturais, sobretudo dos mananciais. Revista Equador (UFPI), Vol.3, nº1, p. 128 - 147 (jan./jun.,2014)
Torna-se necessário um manejo sustentável do solo e da água na cidade, assim como efetivar um programa de monitoramento e fiscalização ambiental para assegurar o controle sistemático da qualidade dos recursos hídricos e da qualidade de vida da população.
O PIC-Projeto Integração Cidadã Esperança de Sustentabilidade é patrocinado pelo FIES – Fundo Itaú Excelência Social.
Rua São Valentino, 7790 - 64040-060 - Vila Irmã Dulce - Angelim - Teresina/PI | Tel.: 86 988755027